O tratamento acústico consiste na aplicação de materiais para tratar ruídos dentro de um determinado local, bem como as reverberações, ou seja, o objetivo é administrar os sons de um ambiente fechado.
Proporcionar conforto acústico a locais determinados como casas, escritórios, igrejas, danceterias, teatros, dentre outros, é o objetivo do serviço de prestado pela Trata Soluções Acústicas, empresa de tratamento acústico que está em conformidade com a norma NBR 10.151 - Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade - Procedimento.
A norma NR 10.151 tem os seguintes objetivos diretamente ligados à execução do tratamento acústico:
Fixar as condições para avaliação de um ruído considerado aceitável em comunidades, independente da existência de queixas;
Especificar os métodos para mensuração de um som/ ruído e as devidas correções nos níveis medidos, levando em consideração vários fatores, na execução de um tratamento acústico;
O método de avaliação para realização de um tratamento acústico utiliza-se das medidas do nível de pressão sonora equivalente (LAeq), em decibéis ponderados.
Um tratamento acústico envolve diversas etapas, como análise de pressão sonora, análises dos tipos de ruídos externos e internos, medições, etc. O tratamento acústico também necessita de equipamentos adequados, como Medidor de nível de pressão sonora (decibelímetro) e Calibrador, e todos esses equipamentos devem ser homologados por agência regulamentadoras (RBC – INMETRO). Esses requisitos existem para dar credibilidade ao serviço de tratamento acústico.